Jogando em Gaïa
- Ignatyus Arkadel
- Nov 1, 2016
- 9 min read
Jogando em Gaïa
É muito importante determinar o estilo de jogo que quer planejar em sua partida. Que esteja claro que é o que agrada a você e a seus jogadores, para ser capaz de desenvolver os acontecimentos de um modo satisfatório para todos, e quando a partida é algo pelo menos um pouco familiar aos jogadores, não necessitará de muitas complicações para explicar as situações da partida. Basicamente, os principais modelos de jogo no mundo de Gaïa são os seguintes.
Penetrando nas Sombras
Os personagens estarão centrados em intrigas e mistérios estranhos que, pouco a pouco, irão adquirindo um estopim mais sombrio. Conforme avançam na história, começarão a se dar conta de que nem tudo é o que parece e que forças obscuras movem as peças do que se ocorre...
Nestas partidas, a interpretação e as relações que os personagens estabelecem entre si e entre os PNJs que encontrarem, serão muito mais importantes que o combate, que ficará relegado a segundo plano. Neste tipo de jogo, o primordial serão os diálogos e o desenvolvimento da personalidade dos indivíduos que seus jogadores incarnam. Por isso, deverá criar os PNJs com sumo cuidado, lhes proporcionando também complexas personalidades que dêem chão para os seus jogadores interpretarem com eles.
Neste gênero, o passado dos personagens pode ser realmente um elemento fundamental ao que deve tirar proveito como puder. Um deles é capaz de ver o sobrenatural? Que estranhos sucessos pressentiu quando era uma criança, e que agora estão desencadeando todos estes terríveis acontecimentos? Como o mago conseguiu aprender suas magias? Quais foram as conseqüências que trouxeram consigo ao despertar as habilidades psíquicas? As respostas a estas perguntas podem dar chão a muitas partidas, fazendo com que o transfundo do que se ocorre se desenvolva ao redor do que eles são e de suas qualidades especiais.
Se assegure também de trabalhar com cuidado na ambientação e história. Quanto mais complexa for, maior a sensação de que os jogadores estarão sob algo que escapa de seus controles, e que tudo o que fazem tem uma repercussão que desconhecem. Libere informações apenas quando merecerem, e deixe sempre algum grande estopim para o final, de modo que tenha uma surpresa que ninguém espera. Um elemento fundamental será criar paranoia no momento preciso, transformando o mundo real tal como eles conhecem em algo tenebroso mediante a inclusão de aspectos sobrenaturais, dando-lhes a entender que, no fundo, nada é o que parece. Mas cuidado, trate de utilizar o místico apenas nos momentos que forem realmente precisos, de modo que seus jogadores sigam se surpreendendo e temendo os encontros como aquilo que está acima do homem. Se abusa demasiadamente das forças ocultas, acabarão se convertendo em algo comum e perderá o impacto que o desconhecido tem. Do mesmo modo, dê suas capacidades especiais com sumo cuidado e a conta-gotas, de maneira que cada poder psíquico, feitiço ou habilidade do Ki que obtiverem, seja um verdadeiro sucesso para eles.
Guerreiros do Sobrenatural
Dotados de habilidades e poderes dos quais poucos tem, os personagens são capazes de confrontar qualquer perigo, inclusive se este seja de origem sobrenatural. O mundo é muito mais do que parece a simples vista, e ainda restam centenas de mistérios para descobrir e lugares para explorar, em um caminho que sem dúvida está cheio de riscos e poderosos antagonistas.
Este é o gênero de aventuras por excelência, nos quais os personagens, conscientes de que possuem habilidades superiores a pessoas normais, confrontarão de modo épico grandes riscos e perigos constantes. É sem dúvida o modo de jogo ideal para passar uma tarde entretida e com grandes doses de diversão. O mais importante será a ação desenfreada e o combate, de modo que não é necessário perder muito tempo com interpretações: sempre que tiver a oportunidade, os lance novamente no campo de batalha.
Se assegure de trabalhar com esmero os antagonistas dos personagens, realizando fichas com poderes originais e experimentando a ampla variedade de habilidades que o sistema lhe brinda. Psíquicos, feiticeiros, lutadores com habilidades do Ki... trate sempre de surpreender seus jogadores com adversários insólitos que suponham um verdadeiro risco para suas capacidades. Nesta classe de jogo, terá de ter muito em conta o poder combativo que seus jogadores possuem em conjunto. Trate sempre de manter um equilíbrio entre todas suas capacidades, de modo que nenhum deles se sobressaia excessivamente de um modo que atrapalhe toda a diversão nos combates: não é legal ver como alguém destroça tudo o que é posto na frente enquanto que seus companheiros não fazem nada mais que anima-lo.
Não tema dar todos os poderes e habilidades que quiser, de modo que os personagens sejam capazes de confrontar em igualdade de oportunidades as criaturas sobrenaturais.
O Eterno Meio Termo
O que acabamos de ver são as duas caras da moeda. Mesmo assim, habitualmente o estilo de uma partida é um modelo intermediário entre ambos, de maneira que a aventura tenha uma história trabalhada cheia de interpretação e suspense, mas sem esquecer de uma grande dose de ação e combate nos momentos adequados. É também possível que simplesmente um gênero lhe atraia, mas se quiser realizar intercâmbios, pode realizar uma extensa campanha baseada na interpretação, utilizando apenas elementos de política.
Argumentos
O mundo de Gaïa lhe dá enormes possibilidades de jogo, tanto as partidas cheias de mistério quanto as de ação e aventura. Nos seguintes tópicos, é explicado toda a ambientação com sumo detalhe, mas em continuação lhe oferecemos alguns argumentos básicos que podem lhe servir como inspiração. Naturalmente, só são ideias elementais, mas esperamos que possam te ajudar a ter uma ideia de como construir um esquema.
D e s v e n d a r a M e n t i r a
Sem dúvida um dos argumentos mais interessantes de Gaïa é a possibilidade de que os personagens cruzem casualmente com alguns de seus segredos e tratem de descobrir toda a verdade. Isto pode lhes levar a realizar investigações perigosas, sendo o alvo de algo oculto, um ou vários seres sobrenaturais ou inclusive alvos dos poderes nas sombras.
N o L u g a r E r r a d o
Os personagens são testemunhas de um acontecimento sobrenatural que não deveriam ter presenciado, são escolhidos como vítimas de alguma sociedade secreta ou um moribundo lhes entrega um estranho artefato, lhes pedindo que façam algo de vital importância. Nestes casos, a simples casualidade é que lhes leva a confrontar uma situação de perigo e enfrentar decisões que nunca pensaram antes. As vezes, é interessante que descubram que aquilo é apenas a ponta do iceberg, e enquanto tratam de solucionar o caso, se dão conta de que é apenas uma pequena parte de um plano maior e mais sombrio.
D e t e r u m A c o n t e c i m e n t o
Por algum motivo, os personagens são conscientes de que vai acontecer um evento terrível e devem tratar de impedir que ocorra de qualquer modo. É possível que uma entidade sobrenatural esteja se preparando para escapar do mundo da Vigília, ou que um grupo da Igreja pretenda assassinar um nobre para ter o controle do território e estender sua influência.
A l g u é m l h e P e r s e g u e
Os personagens são vítimas de um perigo desconhecido. Algo está atrás deles e tentará acabar com suas vidas ou com a de alguém próximo. Pode ser que a Inquisição ou Tol Rauko tenham descoberto suas habilidades especiais e lhes persigam; pode ser que algum poder sobrenatural tenha fixado neles e trate de se vingar de algum ocorrido. É possível que simplesmente tenham que resistir com vida durante algum tempo até que a ameaça passe, mas é mais interessante se tem de descobrir o motivo pelo qual estão em perigo e então remediar o problema, enquanto são vítimas do terrível caso.
Para lhes fazer sofrer de verdade, faça que recaia sobre eles algum perigo repentino, que os destruirá em um período determinado se não são capazes de pensarem em uma solução antes que expire seu tempo.
N e p h i l i m
Os Nephilim são uma inacabável fonte de possibilidades para um bom argumento. Os sonos que tem sobre suas vidas passadas podem lhes empurrar a descobrir o significado de tais visões, ou inclusive a indagar sobre qual foi a causa de sua morte. É possível que se repita diante eles a imagem de uma cidade desconhecida ou a de um objeto determinado, e sua busca se converta no argumento central da partida. Outra possibilidade é que foram assassinados e que ele ainda trate de descobrir aonde escondeu sua alma para acabar com ela de uma vez por todas. Este argumento é ideal para combinar com a temática de "Alguém lhe Persegue".
Um Mundo Inteiro a sua frente
Todas as coisas ditas sobre o cenário de jogo foi apenas uma pequena parte do que Gaïa lhe oferece, mas não deve esquecer que antes de tudo este mundo nasceu com o objetivo de ambientar suas partidas. Portanto, há muitos elementos que tem de ter em conta tanto se é o Mestre de Jogo quanto se não é. Primeiro, é muito importante determinar o estilo de jogo que quer viver com seus personagens. Dependendo de suas preferências, pode alternar entre mistério, terror e intrigas políticas ou ação desenfreada e épicos confrontos sobrenaturais. Tudo isso é muito mais além do que pode encontrar no mundo que te apresenta.
Se gostam das partidas de atmosfera obscura e aterrorizante, só tem que recordar que o sobrenatural é uma força esquecida pelo homem, meros contos de fadas que são narrados ao redor de fogueiras. Mesmo assim, tenebrosas entidades se mesclam entre nós, e terrores sem nome descansam letárgicos a espera de se mostrarem para a humanidade. Nestes casos, tenha a sua disposição lugares como Moth, aonde as trevas esperam em cada esquina, mesmo que qualquer movimento do mundo civilizado possa lhe servir disso. Dentro do que lhe cabe, o importante será ambientalizar corretamente o mundo de uma perspectiva de normalidade. Tampouco terá que esquecer as grandes possibilidades das intrigas políticas. Na atual situação de Gaïa, aonde o Sacro Santo Império perdeu quase toda sua influência, nos encontramos a bordo de várias guerras que todos querem evitar. Agora mais do que nunca, a espionagem e as intrigas são vitais para o futuro do mundo. Nestes casos, qualquer uma das potências interessadas nos conflitos é um cenário apropriado. Mas sobretudo, lembre se que Gaïa tem perigos e ameaças sobrenaturais que te permitirão experimentar os mais emocionantes e épicos encontros. Nunca esqueça que os personagens são indivíduos especiais e que, em muitas ocasiões, apenas eles serão capazes de afrontar as terríveis ameaças cernidas sobre o destino do homem.
Quando jogar em Gaïa, pode escolher um destes estilos, mesclar vários deles de vez ou simplesmente inventar novos. Depois de tudo, não cansamos de lhe dizer, o mundo está em suas mãos.
Os Personagens em Gaïa
Pela regra geral os simples aventureiros, no sentido estrito da palavra, não são muito comuns em Gaïa. É certo que há uma infinidade de sujeitos que deixam suas casas em busca de emoções, mas o mais normal não é que formem grupos para "sair em aventuras". O lógico é que cada pessoa tenha suas próprias motivações, suas razões únicas para embarcarem no que lhe espera (coisa que, provavelmente, não serão insignificantes). Tudo poderá começar ao presenciar ou participar de um acontecimento que mudará sua vida. Pode ser que, por observar algo que para ele não tem existência no mundo, se veja na necessidade de descobrir a verdade que se esconde por trás do que presenciou. D contrário, é possível que inicie suas andanças com um objetivo fixo, como buscar alguém querido para ele ou se vingar daquele que arrebatou o que era mais importante em sua vida. Quem sabe, pode ser que simplesmente esteja tratando de escapar de um passado que não consegue mais deixar para trás. De qualquer modo, é importante lembrar que a maioria dos personagens geralmente tem algo especial em seu transfundo, que os torna diferentes dos outros.
Mas então... Em que os personagens dentro de Gaïa se dedicarão exatamente? Em primeiro lugar, a mais tradicional das funções que podem encarnar geralmente é a de mercenários ou investigadores. Quer dizer, pessoas que trabalham em cargo dos outros, em troca de alguma classe de pagamento. Outras vezes, serão afins aos ideais ou interesses de alguma organização, como a Ordem de Magus ou Sol Negro, e é inclusive possível que trabalhem ativamente para ela (ainda que eles mesmos não achem). Mas, o mais importante é que, em um futuro próximo, todos encontrem algo que encalçará suas vidas até um determinado fim, uma motivação que acabará lhes envolvendo em uma história para buscarem emergir vitoriosos no fim.
Um Mundo de Segredos
Mesmo agora, nem todos os segredos de Gaïa foram revelados. Pouco a pouco, com cada um dos capítulos de ambientação, novos elementos do mundo irão se revelando, descobrindo parte da imensa trama do que a realidade gerou... E segue sucedendo. O que Rah pretendia? Para onde Eljared foi? Quais foram e serão as conseqüências da Ruptura dos Céus?
Naturalmente, se leu muitas coisas sobre o cenário básico de Anima, teve muitas respostas, mas também muitas dúvidas e incertezas. Esperamos que, com o tempo, possam ir descobrindo novos detalhes que lhes permitam somar inéditos e divertidos elementos em seus jogos.
Que eles comecem...

Comments