top of page

Juízos e Processos Legais

  • Ignatyus Arkadel
  • Nov 9, 2016
  • 3 min read

Juízos e Processos Legais

Em muitas ocasiões existe a possibilidade de que os personagens se vejam envolvidos, de um modo ou outro, com a justiça; de fato, é muito habitual que sejam acusados de diversos crimes (que podem ou não terem cometido). Para resolver estas situações, em continuação há algumas regras que permitirão o Mestre de Jogo abordar qualquer classe de julgamento. Tenha em conta que só podem ser aplicados naqueles principados ou países que tenham uma verdadeira estrutura judicial. Lugares como Salazar ou Haufman, onde as coisas se solucionam mediante tradições ou força bruta, não tem necessidade de julgamento algum.

Também é muito importante recordar que, por mais que se exponha como regra, em nenhum caso deveria se resolver tudo como uma simples troca de rolagens. Está em mãos dos personagens fazer todo o possível para lhes dar algo favorável perante a situação, como buscarem testemunhas chaves ou provas fundamentais.

O Julgamento

Em um julgamento há sempre duas partes; o defensor, que pode ser o próprio acusado ou seu representante legal, e a acusação. Para determinar o resultado, os representantes de ambas as partes devem fazer um teste de confronto, usando como base a média de suas habilidades secundárias Persuasão e Lei. Quer dizer, alguém com Persuasão 80 e Lei 40 tiraria com uma habilidade base de 60. Isso se deve ao fato de que tanto a lei quanto a oratória são dois fatores fundamentais para estabelecer a resolução de um juízo. Por suposto, dependendo do delito e a situação na qual o acusado se encontre, também há muitos modificadores adicionais que devem se aplicar a tais valores. Na tabela abaixo aparece uma lista das situações mais comuns, mas naturalmente não são as únicas que existem. É possível que o juiz se sinta favorável ao personagem, ou que algum outro fator desconhecido intervenha nos acontecimentos. Sendo assim, fica nas mãos do Mestre de Jogo determinar qual seria o valor a aplicar em cada situação.

Se um julgamento é extremamente longo e complexo, geralmente é conveniente fazer mais de uma jogada; em tal caso, cada teste determina um resultado positivo ou negativo que vai dando aos assistentes uma ideia do caminhar do processo. A soma final destes valores determina o veredicto.

• Opinião Pública a Favor: O povo da cidade crê que o acusado é inocente ou simplesmente é favor dele, e não querem vê-lo condenado. Este modificador se aplica apenas a favor do defensor. Só se aplica em juízos de grande transcendência social.

• Opinião Pública Contrária: O povo da cidade odeia o acusado ou simplesmente está contra ele. Desejam vê-lo condenado, seja culpado ou não. Este redutor se aplica apenas contra o defensor. Como a anterior circunstância, só se usa em julgamentos de especial interesse público.

• Testemunha Chave: Este modificador é aplicado para qualquer uma das partes que disponha de uma testemunha chave para ratificar sua posição, seja a favor ou contra o acusado. Seria o caso de alguém que viu com clareza o sucedido, e que não tenha nenhum interesse “aparente” de beneficiar a uma parte ou outra.

• Bode Expiatório: A sociedade está buscando alguém que pague pelo crime, e para as autoridades importará pouco se o acusado é realmente culpado ou não, tudo para se sentirem livres da pressão.

• Crime Hediondo: Aquilo do qual lhe acusa é qualificado como um crime terrível, hediondo e completamente contra os princípios do país no qual se encontra. Poderia se tratar de um brutal assassinato seguido de um ritual ou ser acusado de bruxaria dentro de um principado de fortes crenças eclesiásticas.

• Posição Social Inferior: O acusado pertence a classe baixa, enquanto a parte contrária está diretamente relacionada com a nobreza ou a Igreja.

• Posição Social Superior: O acusado pertence a classe alta e a parte contrário é a mais baixa.

• Indícios Duvidosos: Há certos indícios a favor ou contra o acusado, mas nada realmente determinante.

• Provas Menores: As provas apontam com clareza a culpabilidade ou inocência do acusado.

• Provas Irrefutáveis: Há provas contundentes da inocência ou culpabilidade do acusado. São evidências inegáveis, como ser encontrado na cena do crime com uma arma ensanguentada nas mãos, gritando “eu matei!”.

O Veredicto

Uma vez que conhecemos o resultado, há que contrasta-lo com as indicações da tabela abaixo para conhecer o veredicto do juiz ou tribunal. Quanto maior for a diferença contra o acusado, pior será para ele.

• Absolvido: O acusado é declarado inocente dos crimes.

• Pena Mínima: O acusado é condenado pelos delitos ou crimes, mas certas circunstâncias atenuantes fazem com que a pena aplica pelo juiz ou tribunal seja a menor possível.

• Pena Normal: O acusado é condenado. A pena aplicável será a normal por um crime ou delito de tal natureza.

• Pena Máxima: O acusado é condenado sem a menor sombra de dúvida, e a pena será a mais terrível a contemplar para seu delito ou crime.


 
 
 

Comentários


Recent Posts
Archive
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Facebook

  • Facebook Classic

Curta a página

© 2023 por Estação dos Games. Orgulhosamente criado por Wix.com

bottom of page