Níveis Tecnológicos
- Ignatyus Arkadel
- Nov 5, 2016
- 4 min read
Níveis Tecnológicos
Sempre nas primeiras descrições de cada principado no Livro do Cenário há um valor que indica o Nível de Tecnologia de determinado lugar. Para ter uma ideia aproximada do nível de tecnologia baseado nestes valores, confira a relação abaixo.
Uma observação especial: Esse capítulo para jogadores é apenas para dar uma melhor noção do nível tecnológico de cada lugar, dando margem para a criação de personagens. Entretanto, o Livro do Cenário é uma parte restrita apenas para o Mestre de Jogo, sendo uma extensão do Livro do Mestre, pelo qual podem apresentar delicados detalhes do cenário, como histórias ocultas, segredos de enredo e dicas de tramas.
Nível Tecnológico: 1
Representa um nível tecnológico praticamente nulo, ou completamente nulo. As pessoas ainda se comunicam por meios rústicos e vivem vidas rústicas, muitas vezes não por serem uma civilização nova, mas por respeitarem seus antigos costumes e por não receberem demasiadas intrusões de demais povos, permaneceram assim.
Os povos desse nível tecnológico valoriza muito a caça, aldeias e geralmente brigam por coisas que pela visão dos mais avançados tecnologicamente soam banais. O senso é completamente prático, sem absolutamente nenhum luxo, geralmente com pessoas vivendo em cavernas ou em improvisadas construções na mata, criando suas próprias ferramentas rústicas para o trabalho e sustento.
Nações envolvidas: Salazar, Nanwe, Kashmir, Magna Pratorum
Nível Tecnológico: 2
Nesse nível tecnológico as pessoas se organizam um pouco mais, geralmente por um dirigente de grande poder. Aqui as armas são menos rústicas, mas ainda assim pouco sofisticadas, como espadas comuns sem entalhe. Não é apenas nas armas que se reflete o senso prático destes povos, mas absolutamente em tudo, seja na comida como no caso das famosas sopas ralas, em viagens como pequenas caravanas a pé ou na música geralmente erudita e com instrumentos simples como bandolims e tambores.
Os partos são feitos geralmente por uma ama, sem nenhum bom tratamento mental e um rústico tratamento para os enfermos. A educação também não é muita.
Nações envolvidas: Helenia, Alberia, Goldar, Haufman, Corinia, Ygdramar, Itzi, Bekent
Nível Tecnológico: 3
Esse nível está entre um pé para o 2 e outro para o 4 e engloba a maior parte do mundo. Pode se dizer que representa que está acabando de sair de sua antiga condição e começando a experimentar uma pequena evolução. Por exemplo, as armas são um pouco mais sofisticadas, ainda que não se vê muita diferença, a comida é mais variada assim como as construções nem sempre são só de madeira como no nível anterior.
A música e as viagens continuam sendo as mesmas, rústicas e a pé ou a cavalo, mas a educação e saúde estão começando a obter avanços.
Nações envolvidas: Dalaborn, Galgados, Kanon, Remo, Bellafonte, Hendell, Moth, Dwänholf, Argos, Kushistân, Estigia, Baho, Shivat, Pristina, Heinlein, Deloran, Folkia
Nível Tecnológico: 4
Essa é a primeira fase da transição da Idade Média para a Era Industrial, o sentido não é mais tão prático, pois agora podemos ver o luxo nas cidades. As armas são sofisticadas, mas assim mesmo são versões das armas já existentes no nível tecnológico 2 e 3, a comida é variadíssima, com boas sobremesas e quitutes, as construções são belas e mais bem trabalhadas na estética.
Como na música, novos estilos estão dando lugar como no caso do jazz e de orquestras sinfônicas. O povo se diverte mais pois há também grupos circenses fazendo pequenas apresentações, teatros, óperas entre outras coisas, e não apenas a caça como nos anteriores níveis tecnológicos.
Nações envolvidas: Arlan, Gabriel, Phaion Eien Seimon, El Dominio, Lannet, Manterra, Arabal, Theresia, Neo Chronia
Nível Tecnológico: 5
Esse nível representa as nações mais avançadas tecnologicamente do mundo e que continuam em constante expansão. As pessoas daqui vivem sem grandes preocupações, como no caso de guerras e sobrevivência, pois geralmente existem outras nações para fazerem isso por eles.
A comida é mais variada e ousada com mestres cucas inventando novas receitas cada vez mais inovadoras, isso também se reflete na arquitetura tão rica quanto bela esteticamente, as vezes inclusive com pouco sentido prático. Na música há também alguns experimentalismos, como uma rústica versão do pop e do rock, como por exemplo, no Renascentismo já existia a bateria acústica e o violão, hoje deus sabe o que surgirá. Existem embarcações via motor entre outras maravilhas como lunetas, óculos escuros, armas de pólvora, entre outras coisas.
Nações envolvidas: Abel, Ilmora, Togarini, Elcia, Espheria, Dafne, Dravenor
Nível Tecnológico: 5+
Esse é um caso a parte, apesar de que é o máximo que uma nação atualmente alcançou, dizem que não demorará para as nações do nível anterior conquistarem essa nova posição. Aqui a evolução é mais constante e já apresentaram mudanças que enquanto são bem vistas por uns são mal vistas por outros, pois são criações tão maravilhosas que podem tanto encantar quanto assustar.
Por exemplo, os estilos musicais começam a se modernizar ainda mais, as carruagens começam a ser movidas por um estranho motor, há zepelins no céu, e um nível de ciência e tecnologia sem igual, há estranhas engenhocas sendo construídas como trens, comunicações à longa distância, entre outras. Esse nível representa que a qualquer hora o lugar estará praticamente no mesmo nível atual que o nosso, a modernidade.
Nações envolvidas: Lucrecio
Comments