top of page

A Subida de Nível

  • animawikia
  • May 19, 2015
  • 6 min read

criacao.png

Uns Últimos Detalhes

Agora já conhece todos os elementos que falta para criar seu próprio personagem. Com estes dados pode realizar sua ficha, mas se lembre que nos capítulos seguintes, As Almas Perdidas e As Categorias, encontrará a informação adicional que necessita.Esta é a lista da ordem que deveria seguir para criar corretamente seu personagem, utilizando a informação que foi explicada.

Mas acima de tudo, não se esqueça o que dissemos desde o princípio: seu personagem deve ser muito mais que um mero pedaço de papel com anotações e desenhos. O que é verdadeiramente fundamental é como atuará e interpretará ele, como dará "vida" a esse papel.

A Subida de Nível

Para subir de nível seu personagem deve dar alguns passos semelhantes aos que usou para criar um novo, mesmo que de uma maneira mais simples. Primeiro de tudo, distribua os novos PD entre suas habilidades primárias e secundárias, mas lembre-se também que deverá seguir respeitando os limites da distribuição de pontos. Já que agora tem 100 PD adicionais, só poderá gastar 50 ou 60 PD nas habilidades primárias cujos limites sejam respectivamente de 50% e 60%.

Tampouco se esqueça que não pode investir mais da metade de seus PD totais nas habilidades de ataque e defesa de uma habilidade primária, nem sobrepassar os limites na Projeção Mágica ou Matriz Psíquica.

Após ter gastado seus PD, some os bônus da categoria e as melhoras naturais, somando +10 em cinco habilidades secundárias diferentes e os dois modificadores naturais (o físico e o psíquico) para melhorar as habilidades secundárias. Com isso, obterá as novas habilidades finais de seu personagem.

Em último lugar, tenha em conta que também ganha 5 pontos de presença base, e que portanto aumentará suas Resistências.

Este é um resumo dos passos necessários que deve dar quando subir de nível:

progressaodenivel_zps46fa98dd.png

Um jogador pode decidir não investir todos os PD de seu personagem ao subir de nível, reservando alguns deles para mais tarde. Se deseja consultar a quantidade de experiência necessária para subir de nível, os PD que correspondem a cada um dos níveis ou a presença base de seu personagem, é só utilizar a tabela mais abaixo.

aumentodenv_zps527aae8a.png

Limite por bônus de Classe no combate

Algumas categorias conseguem uma melhoria automática de +5 em suas habilidades ofensivas e defensivas. Enquanto que os bônus de categoria no resto das habilidades não tem limites, os das habilidades de combate nunca podem ser superiores a +50, quer dizer, dez níveis de bônus especiais automáticos. Mesmo mudando de categoria, este limite segue sem poder ser superado.

Limite da Melhora Natural

Existe um limite do quanto um personagem pode melhorar naturalmente sem investir nele PD ou bônus de categoria. Consequentemente, a soma do bônus de atributo, junto a melhora natural (tanto a habilidade natural quanto os bônus naturais) nunca pode exceder o +100 na casa de BÔNUS da ficha.

"Um personagem com Agilidade 11 obteria um bônus natural de +20 em sua habilidade de acrobacias. Se fosse de nível 5 e tivéssemos decidido gastar 4 bônus de habilidade natural (o que daria +40), e dois bônus naturais (dois +20 adicionais), o bônus do personagem aumentaria em +100, alcançando o grau máximo que um personagem pode conseguir naturalmente. Ainda que gastemos mais bônus de melhora natural ou posteriormente apliquemos seu bônus de Agilidade, não obteria um modificador maior que +100."

Aumento de Atributos

guillian_zps607c5548.png

Quando seu personagem sobe de nível tem a capacidade de melhorar seus atributos. Por isso, para cada nível par de experiência pode somar um ponto em um de seus atributos primários. Este aumento representa sua progressão natural, sua capacidade inerente de melhorar. Por exemplo, um personagem de nível seis teria aumentado em até três pontos qualquer um de seus atributos.

Se um atributo primário aumenta, é muito possível que modifique certos aspectos da ficha de seu personagem. Se o novo atributo tem um bônus diferente ao do anterior, modifica automaticamente e volta e calcular suas habilidades finais. Se melhora sua Constituição, aumenta a base de seus pontos de vida e o valor de seus múltiplos, pelo qual deverá calcular novamente seu total de pontos de vida. No caso de que melhore seu Poder, teria que voltar a calcular a base de pontos de Zeon igual o que faria com sua vida.

Troca de categoria

É possível que um jogador não se sinta satisfeito com a categoria de seu personagem e considere que deveria pertencer a outra diferente. Neste caso, se o jogador decidir, pode mudar de categoria.

Trocar de categoria é algo muito complexo para um personagem. Representa não só esquecer da sua maneira de enfocar seus ideais, mas além disso desenvolver um novo método de assimilar o que aprende. Por isso, ninguém pode decidir de um dia para o outro que quer efetuar uma troca de categoria e obtê-la de maneira imediata. Para conseguir isso, deve se dedicar duramente a modificar a base de seu aprendizado, o que requer tempo e treinamento.

Um jogador deve declarar que pretende trocar de categoria com dois níveis de antecipação para que produza a mudança. Por exemplo, um personagem de segundo nível que anunciasse que quer realizar uma troca de categoria, conseguiria faze-lo quando chegasse ao quarto nível. Além do mais, é necessário que se produza certa passagem de tempo em jogo desde a declaração, já que de outro modo, ninguém seria capaz de se preparar.

Em segundo lugar, o personagem realiza um enorme esforço para realizar a troca de habilidades, pelo qual deve investir uma quantidade de PD para conseguir realizar a modificação. No entanto, a dificuldade deve ser também proporcional a diferença existente entre as categorias. Logicamente, um feiticeiro deve se esforçar muito mais para se converter em um guerreiro do que o faria para se tornar um paladino ou um mestre de armas. Por isso, a quantidade de PD que deverá investir para realizar uma troca de profissão varia dependendo do arquétipo atual do personagem e daquele que pretenda trocar.

Se a mudança é realizada entre duas categorias que pertencem ao mesmo arquétipo, como um guerreiro que queira se converter em mestre de armas ou vice-versa, custaria 20 PD. No caso de que uma ou ambas categorias sejam mistas (quer dizer, que pertençam a mais de um arquétipo), mas que tenham pelo menos um arquétipo em comum, a troca custaria 40 PD. Este seria, por exemplo, o caso de um assassino que pretendesse se converter em sombra ou vice-versa. Por último, se ambas categorias pertencem a arquétipos diferentes, como trocar um feiticeiro para um guerreiro, custaria 60 PD.

Quem cumpre estes requisitos, pode trocar de categoria. De todos os modos, pense que ao faze-lo o personagem não se esquece de suas habilidades anteriores, mas que as conserva enquanto aprende outras novas. A ficha segue sendo do nível que lhe corresponde e mantém todas as suas capacidades intactas, mas a partir deste momento obtém os custos e bônus especiais da nova categoria.

Personagens de Nível Zero

Agora a aventura pode começar

O nível zero é o que os personagem tem durante seu primeiro período de treinamento e desenvolvimento. São jovens sem muita experiência ou sujeitos que não ainda não tiveram a oportunidade de fazer nada de relevante em suas vidas. Na grande maioria das ocasiões seu personagem já começará no primeiro nível, dado que é naturalmente um indivíduo muito superior aos demais. Entretanto é possível que seu Mestre de Jogo considere preferível que comece durante sua etapa de treinamento, em cujo caso poderia jogar com nível zero.

Os personagens de nível zero só possuem 400 PD e não somam seus bônus de categoria, só a melhora natural (+10 em cinco habilidades secundárias e os dois bônus naturais). Salvo por estas exceções, criar um personagem de nível zero é exatamente igual que um de primeiro.

Passar de nível zero ao primeiro nível não requer uma quantidade de pontos de experiência determinados. Teoricamente, os personagens ficam assim até que sucede algo em suas vidas que lhes permite alcançar o primeiro nível. Na maioria dos casos se conseguirá simplesmente mediante o mero treinamento ou sua capacidade natural, mas em outras ocasiões o Mestre de Jogo pode requerer que suceda algo muito mais transcendente. Um personagem chega ao primeiro nível quando o Mestre de Jogo considera que está preparado para isso.

Em qualquer caso, algumas pessoas nunca chegam a superar o nível zero. Suas vidas são monótonas e repetitivas e não tem uma verdadeira capacidade de melhorar. Muitos indivíduos normais estarão parados durante toda sua existência a este nível, porque não tem outra necessidade.


 
 
 

Comments


Recent Posts
Archive
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Facebook

  • Facebook Classic

Curta a página

© 2023 por Estação dos Games. Orgulhosamente criado por Wix.com

bottom of page