Estilo de Combate
- Mestre Ignis
- Jun 8, 2015
- 6 min read

Esse artigo vem como proposta iluminar a mente dos combatentes, aqueles que estão na linha de frente do combate e desejam aprimorar suas idéias criativas na hora de travar confrontos épicos. Há uma combinação exata na hora de definir os estratagemas de um embate em pról de atingir uma maestria de corpo, alma e mente. E essa combinação une três fatores que ajudam no entendimento: Custo, Manobra e Estilo.
Regra Opcional: Divisão de Turnos

As vezes você pode pensar em uma ação de longa escala, como se ocorre nos jogos de luta e em alguns RPGs, alguns personagens tem a capacidade de executar onze ataques com a espada de uma só vez na tentativa de destruir o inimigo por completo. Há uma regra que favorece essa ideia, a de Ataque Adicional, porém como a regra diz, um ataque adicional depende de seu Ataque Final, ele deve ser superior a 100 para que você possa executar dois ataques, mais de 200 para três ataques e assim por diante...
Como pode constatar, executar ataques adicionais resulta algo muito difícil, pois exige um nível elevado de personagem e um grande custo em pontos de desenvolvimento. No entanto, se você deseja apenas seguir "o estilo" e beleza de um combo de 7 golpes, e não o benefício de um combo de 7 golpes, você pode declarar que dividirá o ataque em dois turnos ou mais. Porém é aconselhável que se divida no máximo em dois turnos. Dividir um ataque em dois turnos fará com que em tempo real de jogo, ele seja executado em seis segundos.
Dividir ataques adicionais em dois turnos é definido que no primeiro turno deles você declara toda a composição dos ataques, se forem quatro ataques (2 no primeiro turno e 2 no segundo), você no primeiro turno declarará a aparência e movimento dos quatro, tal como executa todas as jogadas de turno e ataque pertinentes.
Porém isso exige uma vantagem e uma desvantagem. A desvantagem é que você já executou uma ação por dois turnos, e no turno seguinte do primeiro, você simplesmente "completará" o que iniciou no turno seguinte. Logo, nesse segundo turno você perde o direito de ação, pois ela se torna automática ao que você já declarou anteriormente, como um tipo de frênesi. Porém a vantagem nisso é simples, você não precisará também fazer jogadas no segundo turno da divisão, pois você já as fez anteriormente. Logo, se você atingiu uma jogada alta em turno e ataque anteriormente, elas se repetirão no turno seguinte, sem a necessidade que você execute novas jogadas.
Regra Opcional: Estilo

Eu como Mestre de Jogo em Anima Beyond Fantasy, e também tradutor de seus módulos, acredito que algumas das Habilidades Secundárias do sistema podem ser "encorpadas", melhoradas para que possam ter um benefício a mais para justificar seu uso. Em termos de combate, pego as habilidades secundárias "Estilo" (Atuação) e "Truque de Mãos" como uma forma de melhora-las ainda mais. Se um jogador impressiona em um combate, usando um estilo de luta bonito, preciso e único, seja usando cortes de uma espada, habilidade do Ki ou qualquer outra perícia usada em combate, o Mestre poderá fazer uma rolagem secreta usando uma dessas duas habilidades secundárias (ou mesmo as duas). Caso o teste seja uma falha, significará que o personagem não conseguiu ser tão belo quanto queria.
O benefício nisso está na EX (os pontos de experiência), caso o personagem passe nas rolagens secretas, ele ganhará automaticamente um bônus de EX entre os valores de Interpretação (entre 5 e 25 conforme explicado no tópico sobre valores de Experiência), identificando que teve uma bela e precisa performance de combate, impressionou e devido ao seu sucesso, o personagem aprendeu mais os fundamentos do combate.
Os Exemplos de Estilo em Combate
Há um MMORPG no qual passei boa parte da minha adolescência, Granado Espada, ou Sword of the New World era em meados de 2008 a melhor referência para um combate cheio de giros, belos golpes e todo o exagero que só os asiáticos podem nos proporcionar, isso porque eram centenas de personagens cada um usando um estilo (Stance) próprio. Aqui daremos exemplos narrativos para definir alguns movimentos.
"(1) Asoka mantém uma postura lateral com a espada atravessada em apoio para trás, firma as duas mãos na empunhadora."
"(2) Arqueando as pernas, Asoka executa um corte horizontal fechado, abaixando o cenho e girando para executar um segundo corte aberto."
"(3) Posiciona a ponta da lâmina para frente e executa uma corrida milimétrica, como um teletransporte, imediatamente penetrando o alvo em um golpe arqueado direto."
"(4) Com a arma em punho nas duas mãos, executa um salto em giro no ar, caindo com um corte vertical, cortando o alvo até a lâmina bater no solo."
"(5) Executa um rápido corte horizontal para a esquerda e um aberto para a direita, ergue a espada em um corte escalonado à esquerda, e desce com outro corte mais forte para pegar apoio e girar no solo seguindo de um salto giro no ar, caindo com um corte diagonal com o corpo em lateral de onde executa o último golpe horizontal para a esquerda seguido de outro corte para a direita com suas pernas arqueadas."
"(6) Aponta a lâmina para frente e executa uma corrida milimétrica seguida de um golpe penetrante com a espada, terminando atrás do oponente com um rolamento."
"(1) Claude mantém uma postura lateral com as pernas arqueadas, posicionando a foice atrás do corpo, a segurando com apenas uma das mãos."
"(2) Segurando na ponta do cabo, executa um golpe reto com a foice, acertando o inimigo com a cabeça da lâmina."
"(3) Com a cabeça da lâmina, crava a foice no solo e usa o cabo como apoio para executar vários chutes com as duas pernas em direções diferentes formando um círculo completo."
"(4) Puxa a foice para trás do corpo e pega um impulso usando o peso de um corte no ar para frente, para assim executar giros no ar até a posição do oponente, junto a cortes."
"(5) Executa um jogo de corpo junto a um corte escalonado de sua foice, então desce com um poderoso corte fechado em diagonal. Logo então outro corte aberto de foice em linha reta e outro golpe escalonado junto a um pequeno salto,seguido de sua queda junto a outro poderoso golpe de foice para rachar o solo"
"(6) Salta ao longe para cair acima do alvo com um poderoso golpe de foice para rachar o solo, seguidamente limpa a lâmina do sangue em um ligeiro movimento."
"(1) Sigfried arqueia bem as pernas e posiciona o escudo na frente do corpo com a ponta da lança apoiada em cima dele."
"(2) Executa um jogo de corpo para trás e um grito de guerra seguido de um golpe penetrante de sua lança, para logo voltar a sua posição defensiva."
"(3) Ele eclode o poder de seu Ki na ponta de sua lança durante um golpe arqueado de lança, fazendo a energia da ponta eclodir."
"(4) Mira no alvo erguendo brevemente sua lança com seu corpo em lateral, e usa desequilibradamente toda sua força para liberar a projeção energética da arma em direção ao alvo."
"(5) Explode uma série de perfurações com a lança, executa uma mera pausa de um segundo e outra perfuração mais poderosa seguindo de um salto com a lança em punho para atropelar o alvo."
"(1) Heyran mantém uma postura corporal em lateral, onde a adaga defensiva em sua mão esquerda se mantém posicionada a frente e a adaga ofensiva na direita posicionada a altura dos seios."
"(2) Junto a uma gargalhada insana, executa um corte no ar com a adaga ofensiva liberando uma rosa de sangue que é lançada na direção do alvo, ao mesmo tempo em que lançava outra rosa executando um giro de corpo que segue a outro corte liberando outra rosa enquanto ela ergue a adaga defensiva acima do ombro e corta o ar liberando uma quarta rosa."
"(3) Se agacha cruzando os braços com um grande corte de sangue das duas adagas. Em seguida executa um salto mortal para trás caindo abaixada."
"(4) Se posiciona a uma vertiginosa corrida, parando de lado e abaixada de frente para o alvo, executando assim em seguida um giro cortante com ambas adagas que libera uma aura de sangue ao seu redor."
"(5) Executa uma série de cortes liberando rosas de sangue em direção ao alvo como navalhas, e utiliza sua velocidade vertiginosa para ultrapassar a velocidade da última rosa cortando junto a ela o inimigo com sua adaga."
Outros Exemplos Visuais
Glossário Narrativo
• Corte: Define um golpe usando alguma arma que contenha crítico de Corte, como uma espada.
• Penetrar: Define um golpe usando alguma arma que contenha crítico Penetrante, como uma lança.
• Com as duas mãos: Representa que segura a arma com as duas mãos, elevando a força dos impactos.
• Corte Horizontal: É um corte, geralmente de uma espada ou adaga, em linha reta horizontal.
• Corte Vertical: É um corte, geralmente de uma espada ou adaga, em linha reta vertical, de cima para baixo.
• Corte Fechado: É um corte que envolve seu corpo, como por exemplo, um destro cortando da direita para a esquerda.
• Corte Aberto: É um corte que não envolve o corpo, como um destro cortando da esquerda para a direita.
• Corte Diagonal: É um corte de 45 ou 95º, geralmente de cima para baixo, pode ser aberto ou fechado.
• Corte Escalonado: É um corte diagonal de baixo para cima, podendo ser aberto ou fechado. Também chamado de "Corte Anti Aéreo".
• Postura Lateral: É uma posição de luta ofensiva e defensiva, muito usada para contra-golpes.
• Arquear: Você afasta bem as pernas para maior equilíbrio. Também define golpes de lança usando a vantagem de distância que ela proporciona.
Comments