top of page

Venenos

  • animawikia
  • Jun 10, 2015
  • 7 min read

poisoned_zpsb871b402.jpg

Venenos

Outra das piores ameaças que os personagens podem enfrentar são os venenos. Mordeduras de animais ou insetos, conspirações de assassinos ou inclusive o mero ato de comer uma fruta desconhecida, podem significar um terrível risco. Em Ânima, os venenos também são classificados dependendo de seu grau de periculosidade e potência entre nível 10 e 100. Para calcular a RV que terá que superar para não se ver afetado por uma substância tóxica, multiplica por dois o nível do veneno. Deste modo, um veneno de nível 50 teria uma RV de dificuldade 100.

Além do nível, há três fatores fundamentais que modificam os venenos: o tempo de ativação, sua duração e seu efeito. Se entende que todos os venenos tem um tempo de ativação de uma hora (o período que tarda em começa a afetar) e uma duração em horas equivalente a pontuação pela qual não superou a Resistência. Para que funcione, é necessário ingeri-lo ou introduzi-lo ao corpo através de uma ferida, dependendo de que tipo seja. O efeito do veneno pode ser qualquer um dos descritos aqui, ainda que em alguns casos, este pode elevar seu nível. Um veneno específico só pode ser inoculado a cada 5 assaltos, quer dizer, se um personagem superar a RV de uma substância, não poderá se ver afetado por ela até que tenha se passado 5 turnos.

Os venenos de Nível 10 a 20 só provem de animais e plantas pouco perigosas, mas nocivas. Os venenos entre 30 e 50 tem sua origem nos animais mais mortíferos e nas plantas mais estranhas. Os compreendidos entre 60 e 70 são potentes compostos de vários ingredientes diferentes. Por último, os venenos de Nível 80 ou superior são completamente impossíveis e tem necessariamente uma poderosa origem mística.

Quando um personagem ou ser tem imunidade aos venenos naturais, significa que é imune aos venenos de Nível 70 ou inferior, desde que estes não sejam produzidos por um ser com Gnosis superior a 25, ou criado mediante meios mágicos.

niveisdeveneno_zpsaacf696f.png

Modificadores

Os venenos listados tem diversas características que podem sofrer certas variações. Em seguida poderá ver diferentes modificadores que alteram o nível dos venenos. Há de ter em conta que estes modificadores só afetam suas características e efeitos, não a RV que se deve superar. Assim, um veneno de nível 70, se é mortal, só requeriria para superar seus efeitos uma RV contra 120 e não contra 140, já que seu nível de efeito é de 60, mais 10 por causar a morte.

• Veneno mortal: +10 ao nível

O efeito do veneno é completamente mortal. Se o personagem falha na RV e não consegue um antídoto antes do tempo de ativação da substância, morrerá.

• Coma ou paralisia completa: +5 ao nível

Só se os efeitos do veneno deixam o personagem em coma ou completamente paralisado.

• Efeito rápido: +5 ao nível

O veneno só necessita de um par de minutos para afetar o personagem.

• Efeito automático: +10 ao nível

O veneno só necessita de dois ou três assaltos para afetar o personagem.

• Duração longa: +5 ao nível

O veneno tem efeitos estranhamente longos, pelo qual perdura durante um dia para cada ponto pelo qual não superar a Resistência, no lugar de cada hora. Este modificador pode ser escolhido em várias ocasiões, para estender o período do efeito dobrando sua duração.

• Por contato / Inalação: +10 ao nível

O veneno só necessita ser passado na pele do personagem ou que este o inale para lhe obrigar a superar a RV.

• Efeito retardado: –10 ao nível

O veneno tarda vários dias para se ativar e afetar o personagem que não tenha superado a RV.

• Efeito somado: +5 ao nível

O veneno possui mais de uma seqüela. Os efeitos adicionais tem, para supera-los, uma RV 20 pontos abaixo de seu valor inicial, ainda que o envenenado só deve realizar uma única Resistência contra eles, o que permite suportar alguns e outros não. No caso de que um veneno seja mortal, a Resistência contra a morte será sempre a mais baixa.

"Imaginemos um veneno que requer superar uma RV contra 100 e tem dois efeitos; Debilitação e Inconsciência. Em tal caso, se o primeiro é de Debilitação, terá uma RV contra 100, enquanto que o de Inconsciência será só contra uma RV de 80. Deste modo, se Celia o ingere e obtém um resultado de 85 em sua Resistência, se verá submetida ao efeito de Debilitação, mas não perde o sentido."

venenos_zps2dd89357.png

Lista de venenos

Em seguida, poderá ver uma lista dos venenos mais característicos no mundo de Gaïa.

Curare: O curare foi utilizado originalmente por indígenas para envenenar suas flechas, tanto para caçar, quanto para guerrear. Sua composição é um grande segredo, conhecido apenas pelos xamãs mais experientes. É obtido do corte de certas plantas, das quais são misturadas com água e logo prensadas. O líquido extraido, de cor pardo-rubro, é filtrado, obtendo assim o veneno. O curare é mortal para os humanos e aqueles que sobrevivem sofrem com seus membros paralisados, afetando todos os músculos do organismo, conservando sua sensibilidade. Os sintomas produzidos pelo curare é a debilitação dos braços, dificuldade para respirar e finalmente, a morte por uma paralisia no coração. Só funciona eficazmente por via intravenosa. Se administra pela via oral, não é muito tóxico.

Atropina: A Atropina é um dos princípios ativos da mandrágora e do beleno. É um potente alucinógeno que pode se absorver através da pele. É excepcionalmente difícil de sintetizar, por que requer certos conhecimentos químicos.

Vinagre de saturno: Os vapores contidos nos fumos do plomo negro são altamente tóxicos. Dissolvidos com água e posteriormente ingeridos, produzem intensas cólicas (cólica saturnina) e uma lesão no sistema nervoso central (encefalopatia saturnina), que causa cegueira.

Muscarina: A Muscarina provem de um cogumelo conhecido como "Amanita Muscaria", caracterizada por um vermelho escuro, este vegetal cresceu durante milênios nos bosques de abedules dos países nórdicos e, provavelmente, originou-se por muitas lendas protagonizadas por criaturas selvagens. Isto é devido o fato de que é capaz de produzir alucinações e visões de pequenos seres, caracterizados por duendes.

Turquoise Eyes

Arsênico Real: Este composto é elaborado amassando as folhas da planta de arsênico sobre vísceras de carne de porco. Os líquidos provenientes da putrefação são dissolvidas, tornando-o ainda mais venenoso. Ingerido, causa uma terrível dor no ventre e na cabeça, produzindo a morte instantânea. Os cadáveres das vítimas do envenenamento por este composto se conservam durante muito tempo, dando o nome de arsênico real.

Belladona: Planta pouco comum, com a propriedade de provocar o sono. Uma vez adquirida é aquecida, obtendo um caldo sumamente tóxico cujo principal princípio ativo é a acetilcolina, um potente sonífero.

Cianeto: As amêndoas amargas, as sementes de damasco e outras frutas como o pêssego, a cereja ou a ameixa, contem uma série de açúcares denominados glutócidos, que podem se transformar em ácido cianídrico em nosso organismo. Extraídos em grandes quantidades e fermentados de modo apropriado, formam um poderoso veneno. O cianeto é capaz de causar a morte de maneira fulminante, afetando as vias respiratórias e os pulmões.

Cantaridina: A Cantaridina é um princípio ativo das cantáridas, escaravelhos de coloração verde comuns em alguns territórios do Velho Império, que costumam viver sobre os salgueiros e nas cinzas. Também lhes conhece por "moscas imperiais", mas sua denominação científica é Cantharis Vesicatoria ou Lytta Vesicatoria. Secos, convertidos em pó e tratados convenientemente, produzem hiperatividade e uma conduta excepcionalmente violenta, chegando a inclusive a nublar a mente do envenenado. É uma das drogas mais comercializadas por certas organizações criminosas.

Tálio: A intoxicação por tálio produz sintomas similares aos da intoxicação pelo plomo, mas se manifesta com fortes dores no abdômen e nas articulações. Também pode causar espasmos dolorosos no peito e nas costas, associados a vômitos e alterações de equilíbrio. As vezes provoca também a perda de cabelo.

Acqua Toffana: A invenção deste veneno não está clara. Alguns a atribuem a uma mulher, séculos atrás, chamada Toffana, que era uma delinqüente famosa. Ao parecer, a fórmula original deste veneno era um composto de junções de várias ervas e que mais para frente se somou a um produto alcóolico procedente de Lannet. É um líquido transparente, sem cheiro e insípido. Umas poucas gotas minavam lentamente a saúde de um indivíduo, provocando-lhe anorexia e uma sede extrema. Posteriormente, o sujeito em questão manifestava demacração progressiva e abatimento.

Al Baladi: Potente composto nômade, obtido de certas plantas excepcionalmente raras que nascem em alguns oásis nos desertos. Trata-se de uma poderosa toxina que introduz no sangue e que altera seu fluxo, fazendo arrebentar algunas veias e artérias.

Seiva de Ramalen: Se trata da seiva em estado puro que brota das árvores de Ramalen quando ainda estão vivas. Ainda que teoricamente estejam extintas, algumas escassas quantidades deste veneno podem ser encontradas no mercado negro. Trata-se de um composto sobrenatural, ainda que as pessoas nem sonham com sua existência.

De serpente: O veneno genérico das serpentes. Produz uma forte toxina que afeta o coração, provocando uma parada cardíaca.

Cobra branca: Possivelmente se trata do veneno natural mortal mais potente de todo o mundo. Ataca o sistema nervoso e a condução do corpo, causando a morte cerebral e posteriormente a física em poucos segundos.

Antídotos

Os antídotos funcionam para sanar ou diminuir os efeitos das substâncias tóxicas. Há dois tipos de antídotos, os gerais e os específicos para cada veneno. Os antídotos específicos são feitos para combater um veneno concreto, pelo qual ao mero fato de usa-los a tempo, anulam os efeitos do mesmo. No caso dos antídotos genéricos, estes tem um nível igual aos venenos (tabela mais acima) e permitem o intoxicado realizar uma nova RV, aplicando um bônus ou um redutor em sua RV do dobro da diferença de nível entre ambas substâncias. Se por exemplo o nível do antídoto é 20 pontos acima do nível do veneno, o afetado poderá realizar uma nova RV contra a dificuldade do veneno, aplicando um bônus de +40 em sua jogada. Um antídoto só proporciona uma única nova jogada.


 
 
 

Comentarios


Recent Posts
Archive
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Facebook

  • Facebook Classic

Curta a página

© 2023 por Estação dos Games. Orgulhosamente criado por Wix.com

bottom of page