Fama e Reconhecimento
- animawikia
- Jun 11, 2015
- 6 min read

A fama é um fator muito importante na vida de um personagem em Gaïa. Ainda que pode ser que suas ações passem completamente despercebidas para o mundo, também é perfeitamente possível que para bem ou para mal, seus atos lhe dêem uma grande notoriedade. Em seguida se expõem uma série de regras que o Mestre de Jogo pode aplicar se desejar, para graduar a fama e o reconhecimento dos personagens em sua partida.
Pontos de fama e níveis de reconhecimento
A notoriedade de um personagem se mede por um valor compreendido entre um e cem, que chamaremos pontos de fama. A maior quantidade, superior será seu renome no mundo. Dependendo de quantos pontos um indivíduo possuir, se encontrará em um nível de reconhecimento ou outro, tal como indica na tabela mais abaixo. Por exemplo, alguém com 35 pontos de fama é um indivíduo Renomeado, enquanto que se tem 50 já alcançou o grau de Célebre. Os oito níveis de reconhecimento são os seguintes.
Desconhecido: São pessoas sem a mínima relevância ou reconhecimento.
Conhecido: O personagem tem certa relevância dentro de seu círculo social ou profissional, em uma população ou grupo determinado.
Popular: A fama do personagem se estende até algumas povoações próximas. Até que pode ser que seja conhecido fora de seus âmbitos habituais.
Renomeado: O personagem já é um indivíduo destacado dentro de seu país ou seu círculo profissional. Quase todo mundo já ouviu falar, pelo menos, uma ou duas vezes dele.
Famoso: O reconhecimento do personagem supera fronteiras. Provavelmente seja conhecido em várias esferas de muitos países próximos.
Célebre: Como seu nome indica, o personagem é uma verdadeira celebridade. Pessoas de todo o mundo o conhecem, e seu nome é mencionado com assiduidade em todos os status da sociedade.
Legendário: O nome do personagem já tem um lugar entre as lendas. Por onde quer que vá, as pessoas o conhecerão, desde o menino mais pequeno ao maior dos nobres. Todo o mundo sabe sua história, e pode ser que existam dezenas de versões diferentes de sua vida.
Além das Lendas: A fama do personagem supera todo o imaginável. É mais que uma lenda; verdadeiro mito que perdurará pelos séculos dos séculos. Possivelmente não terá nenhum lugar do mundo no qual seu nome não seja murmurado, vilipendiado, venerado ou temido.

Ganhando Fama
O Mestre de Jogo é o encarregado de dar os pontos de fama que considera apropriados em cada situação. O mais habitual é concede-los quando os personagens realizam ações de destaque, atos capazes de despertar o interesse das pessoas ou gerar balburdio. No entanto, há de ter em conta que a fama não se consegue apenas por grandes proezas ou terríveis infâmias, mas pela repercussão e o conhecimento que os demais tenham delas. Um indivíduo que conseguisse evitar o despertar do Filisnogos e salvar com isso a vida de milhões de pessoas, não levaria um ponto se ninguém é consciente de sua façanha. Pelo contrário, alguns rumores podem alçar ou destruir a reputação de alguém.
Por lógica, quanto mais famosa é uma pessoa, mais difícil será aumentar sua notoriedade. As ações que antes lhe davam prestígio se tornaram rotineiras para ele aos olhos dos demais, e as pessoas não se sentirão impressionadas. Portanto, cada nível de reconhecimento tem uma dificuldade básica que é subtraída dos pontos de fama que consegue a partir deste momento. Quer dizer, se uma ação reporta 10 pontos de fama, um Desconhecido obteria diretamente esses 10 pontos, alguém Conhecido só ganharia 9, um indivíduo Popular 7, alguém Renomeado 5, e por último, uma pessoa Famosa não levaria nenhum ponto. Quanto um personagem consegue suficientes pontos para passar a outro nível de reconhecimento, os pontos restantes aplicam o redutor do novo nível ao qual acaba de ascender. Por suposto, no caso de que o aumento seja suficientemente grande para passar vários níveis de vez, deverá aplicar, um atrás o outro, todos os redutores pertinentes.
Exemplos de fama
Em seguida há algumas indicações como exemplo para dar e receber pontos de fama.
Atos Menores (Variável)
Os atos de certa transcendência podem conceder entre 1 e 15 pontos de fama. São sucessões menores, como se destacar especialmente em uma batalha, salvar uma pequena aldeia de alguns bandidos, ganhar uma competição regional…
Atos Importantes (Variável)
As ações mais importantes podem conceder entre 15 e 25 pontos. Se trata de acontecimentos ou atos de maior importância, que se destacam especialmente e chamam em seguida a atenção das pessoas. Evitar publicamente o assassinato de um príncipe, realizar um atentado de grande importância, roubar uma obra prima de um famoso museu…
Atos de Máxima Transcendência (Variável)
Se trata de ações de imensa importância, atos muito destacáveis que disparam ao instante a atenção de todo o mundo. Podem chegar a conceder entre 25 e 40 pontos. Alguns exemplos seriam chegar sozinho nas portas de uma fortaleza durante uma grande batalha e deter o avanço de forças inimigas, salvar uma cidade de um grande cataclismo, ganhar uma competição como o Tao Zan…
Atos Lendários (Variável)
São acontecimentos de suma transcendência, com uma repercussão que recorre ao instante todo o mundo. Concedem uma fama entre 40 e 60 pontos, dependendo da possível relevância dos mesmos. Seriam eventos como assassinar publicamente a Imperatriz, ou arrasar Albídion montado em um dragão enquanto proclama teu nome.
Derrotar em Combate um Adversário Prestigioso (Habilidade, Honorabilidade ou Infâmia)
Derrotar publicamente um adversário dá uma quantidade de fama diferente, dependendo do prestígio que este tivera. No geral, um personagem ganha a metade dos pontos de fama de seu rival, sempre quando este goza de um nível de reconhecimento superior ou igual ao seu. Pelo contrário, se a fama do personagem é inferior, não consegue por isso nenhum ponto. Por suposto, seu rival deve ser conhecido por sua habilidade no combate.
Criar uma Obra Famosa (Habilidade)
Criar uma obra incomparável produz um grande aumento no reconhecimento de uma pessoa. Pode ser qualquer coisa imaginável, como quados, esculturas, edifícios, obras musicais… sempre quando seja conhecida e admirada pelos demais. A quantidade de pontos pode variar entre 10 e 40, dependendo da magnificência da obra. Conceber uma série de esculturas de grande beleza que adornassem um passeio de uma cidade, poderia conceder 10 pontos de fama, enquanto que criar uma obra prima que fosse admirada na melhor sala do Museu Imperial, poderia conceder até 25 ou 30 pontos. Tarefas admiradas em todo o mundo, como desenhar e construir o palácio da Imperatriz poderiam dar até 40 pontos.
“Um personagem com 18 pontos de fama protagoniza um ato tão destacável que o Mestre de Jogo considera que merece 10 mais. Após aplicar o redutor de Conhecido (que subtrai um em seu total), consegue subir a Popular usando dois deles, pelo qual ainda lhe restam 7 a mais. A esses pontos terá que lhes subtrair o redutor de seu novo nível de reconhecimento (que é de três), pelo qual no final ficaria com uma fama total de 24 pontos.”
Perder a Fama
Perder fama é muito mais difícil que ganha-la. No geral, a única maneira de acabar com ela é que as pessoas se esqueçam de teu nome com o passar do tempo, ainda que isso não é necessariamente uma regra fixa. As vezes, os anos alçam mais a recordação de alguém, no lugar de provocar seu esquecimento. O mais normal é que um personagem perda um ponto de fama para cada dois meses que transcorra sem ter feito nada chamativo, ainda que fica a descrição do Mestre de Jogo aumentar ou diminuir esta quantidade, segundo achar pertinente.
Os cinco grupos
Nem toda a fama é alcançada necessariamente por atos positivos. Um indivíduo excepcionalmente cruel pode ser muito conhecido, tal como um perfeito covarde é capaz de merecer que seu nome seja mencionado em todas as partes. Portanto, os pontos de fama são repartidos em cinco grupos diferentes: Audácia, Covardia, Honorabilidade, Infâmia e Habilidade. A soma de todos eles é a fama total do personagem. Cada vez que um personagem consegue pontos de fama, o Mestre de Jogo lhe diz de que maneira deve repartilhar entre os diferentes campos.
A fama de um personagem deve ser interpretada dependendo da relação que exista entre tais valores. Por exemplo, um indivíduo com fama 55 que tenha 30 pontos em Infâmia, 10 em Habilidade e 5 em Audácia, seria conhecido como alguém cruel e perigoso com quem é melhor não se cruzar.
Audácia: Representa a fama que se alcança por ações valentes e atrevidas. É aquela diretamente ligada a coragem do personagem, e é adquirida por ações audazes que assombram aqueles que vêem.
Covardia: Mede a apreensão do indivíduo ante a situações que requeiram valor. É a fama que se consegue por se comportar de um modo recuado, ou escapar covardemente do perigo.
Honorabilidade: É a fama que se consegue por atos de correção, honestidade e virtude. É a mais positiva, aquela que ganha a sincera admiração das pessoas.
Infâmia: É o reconhecimento que se consegue por realizar atos crueis, desalmados e aterradores. É a fama mais obscura, que inspira temor e intimida os demais.
Habilidade: É o reconhecimento da capacidade do personagem. Pode medir qualquer coisa que merecer, desde sua destreza em combate a seu talento forjando armas.
Comentarios