Etnias Raciais
- animawikia
- Jun 18, 2015
- 6 min read

A magnitude dos territórios de Gaïa faz com que em suas terras convivam numerosíssimas etnias raciais. Geralmente, a maioria delas estão unidas por algumas práticas culturais, lingüísticas e religiosas comuns, ainda que nos territórios centrais do Império exista uma grande variedade étnica, pois durante os anos que seguiram a Guerra de Deus, refugiados de todas as zonas do mundo se reuniram para fundar Abel. Portanto, a união destes povos é cada vez mais freqüente, fazendo ligeiramente mais difícil sua delimitação.
Ainda sem estar completamente segura de seu número real, a Universidade de Lucrecio classificou mais de duzentas etnias diferentes só no Velho Continente. Não obstante, para fazer uma simples listagem, foi diferenciada entre nove grupos principais, dentro dos que se englobam a maioria dos demais.


Asher
Denomina-se "asher" o principal grupo étnico das zonas centrais do Velho Continente. Fisicamente se caracterizam por uma constituição esbelta, feições bem formadas e olhos amarronzados ou amendoados. Podem ter qualquer cor de cabelo, mas as tonalidades escuras, como o moreno ou castanho, são as mais habituais. Poderia dizer que são os habitantes originais da zona central de Gaïa, ainda que também se encontram estendidos por outros lugares mais desconhecidos. É impossível fixar suas origens, uma vez que desde a época dos Reinos Santos foram os povoadores mais comuns e estendidos.


Aion
Os aionenses são o segundo grupo étnico mais estendido dos territórios centrais de Abel. Não são tão ligeiramente mais altos e estilizados que os asher, mas mantem uma constituição atlética similar. Suas feições tendem a ser finas, de cabelos e olhos claros, e uma elevada porcentagem tende a ser loiros ou ruivos ou com pupilas azuis. A crença popular é que os aionenses são os descendentes dos povoadores originais do império de Sôlomon.


Tayahar
O povo tayahar é composto pela maioria das pessoas que vivem nas terras de Al Enneth, ainda que muitos deles se estenderam para demais zonas, como em Dwänholf. Sua característica racial mais apreciável é a cor de seus cabelos, ligeiramente escuras e brunhidas como o metal. Pelo geral seus cabelos são de cores cinzentas, sendo o castanho e o negro mais habituais, quase que grisalhos. Seus olhos podem ter qualquer cor, incluindo tonalidades claras. Alguns acreditam que são originais das zonas desérticas de Kushistân e Salazar, ainda que é impossível determinar suas raízes exatas.


Zínner
Ainda que a população tende a pensar que o povo zínner é composto apenas por Les Zigeuner, na realidade esta etnia engloba a muitas mais pessoas. Considerados habitualmente como nômades, os zínner estenderam-se por toda a região norte e central do Velho Continente. Dado que vivem em constante movimento, é difícil fixar suas origens ou características centrais, mas tudo parece indicar que devem pertencer ao noroeste do Velho Continente.


Ryuan
Tambem conhecidos como povo de Varja, este povo se estende principalmente pelas ilhas orientais, ainda que também há um numeroso grupo vivendo em Phaion Eien Seimon. Se caracterizam por seus olhos puxados, sua pele é ligeiramente dourada e seus cabelos sempre de coloração negra. Tendem a ser de baixa estatura e costumam ser demasiadamente saudáveis. As raízes dos Ryuan encontram-se nos nativos de Varja, que durante vários milhões de anos viveram na ilha com uma mínima interferência de outros povos. Por isso, é fácil afirmar que esta é a etnia que mais permaneceu inalterada ao longo da história.


Norne
Os norne são os principais habitantes das regiões nórdicas, dos quais se caracterizam por sua saúde, seus rostos adultos, seus revoltados cabelos ruivos e a tonalidade pálida de sua pele. Compartilham das mesmas raízes culturais daqueles que chamam de Casta de Holst. São os habitantes originais do Pico do Mundo, de onde se estenderam a outras terras.


Daevar
Os daevar são o grupo étnico mais raro de Gaïa. Tem a pele muito morena, e em alguns casos negra, e os cabelos são completamente prateados, uma característica que os destacam especialmente sobre os outros povos. Possuem uma constituição atlética e estilizada, feições finas e olhos escuros. Não são muito numerosos, mas pela regra geral, a maioria se encontra na zona central do Velho Continente, principalmente em Togarini. A origem dos daevar é bastante enigmática, mas se suspeita que, como os aionenses, provêm de um grupo diferente de povoadores do antigo império de Sôlomon.


Kwa
Mais que apenas um grupo étnico, os kwa são os resultados de uma árvore genealógica mesclada de uma centena de grupos minoritários. Se destinguem por ter a pele e cabelos completamente negros, uma característica única em Gaïa. Fisicamente tendem a ser grandes e fortes, e são parte dos indivíduos mais altos do mundo. Suas raízes se encontram na zona sudeste do Velho Continente, de onde se estenderam por uma centena de países e territórios.
Vildian
Os vildianos ocupam principalmente a marca entre os territórios de Al Enneth e do Coração do Império. A maioria deles tem corpos fortes, ainda que não sejam demasiadamente altos. Sua pele é ligeiramente morena, e a cor de seus cabelos tem uma grande variedade, mas situa mais comumente entre o castanho e o negro.
Celsus
Um grupo étnico originário dos verdejantes bosques de Alberia. Tratam-se de indivíduos de peles pálidas, cabelos e olhos claros e robusta constituição. Teoricamente descendem dos habitantes de um antigo reino que se encontrava em um dos continentes perdidos, de onde chegaram a mais de mil e quinhentos anos.

Tal como no Velho Continente, no extenso território de Eurakia e nas ilhas adjacentes convivem numerosas etnias raciais diferentes. Se bem o certo é que devido o grande movimento migratório que teve lugar ao acabar a Guerra de Deus uma grande parte pertencem aos nove grupos principais (Asher, Aion, Tayahar, Zínner, Ryuan, Norne, Vildian, Daevar e Kwa), estas terras tem também os seus próprios. Estas etnias são em sua maioria mais “próximas” que seus homônimos do outro lado do oceano, já que muitas permaneceram em seus respectivos territórios e não se mesclaram ou relacionaram ativamente com outros países.
Há de pontualizar que os grupos que se expõem em seguida são só imagens arquetípicas de seus traços étnicos mais gerais, mas que em nenhum caso representa uma realidade absoluta; poderia haver basanos grandes e musculosos como ursos ou dravados doentios e debilitados.
Dravado
Os dravados são uma árvore étnica do qual nascem muitos grupos menores, ainda que a maioria se distinguem por sua característica pele morena e seus cabelos de tonalidades escuras (geralmente, castanhos ou morenos). Também tendem a serem corpulentos e seus traços ligeiramente ásperos, algo que fez com que em muitos lugares do mundo fossem chamados coloquialmente como “bárbaros”. As raízes deste povo se encontram nas grandes planícies do oeste de Eurakia, onde muitos permaneceram a mais de dois milênios, ainda que nos séculos recentes se estenderam por todo o Novo Continente.

Basano
Os basanos são, com considerável diferença, o grupo étnico mais incomum de Eurakia. Se caracterizam por terem a pele pálida, quase albina, e cabelos ou muito claros ou muito escuros. Geralmente são altos e ainda que atléticos por natureza, poucos desenvolvem uma marcada musculatura. São originários das ilhas desaparecidas que conformavam o império de Elcia, ainda que suas peculiaridades foram acrescentadas pelo tempo que passaram influenciados pela cúpula que cobria os territórios de Nyhakryenzarath (o que remarcou sua característica palidez). O certo é que tempo atrás havia aqueles que nem sequer os consideravam completamente humanos, pensando que seu sangue estava mesclado com a dos Vetala (algo que pode não ser completamente falso). Os basanos são pouco numerosos e a maioria permanece ainda em Elcia, ainda que alguns deles já se estenderam por outros territórios do Novo Continente.
Sulem
Os sulemios são um grupo étnico centrado principalmente em Dafne. Tem a pele clara, uma constituição não muito robusta e são ligeiramente mais altos do que o normal. Ainda que tenham uma grande tradição histórica, o certo é que na atualidade o grupo se mesclou em grande medida com os dravados e ashers, criando uma considerável variedade racial centrada na Ilha das Rosas.
Achí
Os achí são os principais habitantes das regiões meridionais de Eurakia. Suas características mais chamativas são sua baixa estatura, sua pele ligeiramente escura (com uma inconfundível tonalidade queimada) e seus olhos de cor marrom. A grande maioria deles vivem nas zonas selváticas, mas também se estenderam pelo norte do Novo Continente.
Eruk
Os eruk são sem nenhuma dúvida a árvore étnica mais estendida do Novo Continente; se considera que existe quase meio milhão de subgrupos diferentes ao longo e largo de Eurakia. A maioria são de complexão média e de baixa estatura, mas bastante musculosos, enquanto que sua pele é ligeiramente morena e tem uma grande variedade de cores de cabelos. Os eruk são especialmente numerosos em Manterra e Arabal, ainda que é possível encontra-los praticamente em todo o continente novo. Anedoticamente se considera que compartilham muitos traços com os vildianos e ainda que são etnias claramente diferentes, alguns eruditos pensam que podem ter raízes comuns.
Roman
O povo romanês é um grupo étnico menor que se estende no norte de Eurakia, sobre todo entre os territórios de Espheria e Pristina. Se trata de pessoas altas e atléticas, de facções finas e cabelos de cores apagadas. Suas origens são confusas, mas se crê que são alguns dos primeiros povoadores do Novo Continente e que permaneceram na zona durante pelo menos cinco milênios.
Comments