Narrando RPG: Bases do Jogo
- GM Ignis
- Jun 19, 2015
- 4 min read

Narrando Anima é uma série de guias que começarei a escrever aqui no blog entre as publicações de traduções dos livros de Anima Beyond Fantasy e outros guias de RPG. Primeiramente, é preciso estar familiarizado com os termos do RPG. Quando você se reúne com amigos e conhecidos em objetivo de jogar RPG, você chamará essa reunião de "Mesa". Uma mesa é simplesmente o fato de você se reunir com amigos e conhecidos para jogar RPG.
Em segundo lugar saiba que em uma mesa há dois tipos de jogadores: Os Jogadores e o Mestre de Jogo. Os jogadores é um grupo de entre duas e seis pessoas, o trabalho deles na mesa é simplesmente criar seus próprios personagens usando o sistema de criação de personagens de Anima (mais informações na aba Índice: Jogador), e assim estarem aptos a comparecerem nas reuniões marcadas para usar seus personagens no jogo.
O Mestre de Jogo é um único jogador que narra os acontecimentos do jogo, é o capitão do time, que geralmente é aquele que tem a iniciativa de narrar ou que é o escolhido pelo grupo para essa finalidade.
No caso do Mestre de Jogo ele pode ser chamado de diversos títulos pelo grupo, dependendo da preferência: Mestre, Narrador ou GM (Game master). O trabalho do GM é simplesmente criar todos os outros personagens que não são controlados pelos jogadores além dele, personagens estes que podem ser chamados por NPC (Non Player Character) ou PNJ (Personagem Não Jogador). O GM também controla o "mundo" de jogo, seus acontecimentos, situações e tramas. Sua palavra é lei, se ele diz que no mundo chove, chove, se diz que há um meteoro prestes a cair no mundo, de fato está. O "mundo" de jogo em termos de RPG costuma ser chamado por "cenário".
Jogador: Aquele que protagoniza a partida usando seu personagem criado. Geralmente estando em um grupo de Jogadores. Um bom exemplo disso é o desenho A Caverna do Dragão e seu grupo de aventureiros.
GM/Mestre de Jogo: É um único jogador entre os demais que se elege ou é o escolhido para controlar todo o mundo de jogo e todos os personagens não controlados pelos demais jogadores, desde a feirante da esquina até os deuses do próprio mundo. Nesse caso podendo ser chamado “Narrador”, aquele que narra os acontecimentos, como se fosse um Deus no Cenário.
Cenário: É o mundo de jogo, suas cidades, os acontecimentos que se ocorrem ao redor dos personagens controlados pelos jogadores, as decisões comportamentos e falas de cada personagem que surge diante eles, a crise atual que precisa ser resolvida pelos personagens dos jogadores, se chove ou neva, etc. Todo o Cenário está nas mãos do GM, ele é o único que o controla.
NPC/PNJ: Npc (Non Player Character) ou Pnj (Personagem não jogador) são absolutamente todos os personagens maiores ou menores do Cenário, podendo ser um monstro, um cachorro, um padeiro, um cavaleiro real, um vampiro vilão da trama. São todos os personagens que não são dos jogadores, mas do GM.
PC/PJ: Pc (Player Character) ou Pj (Personagem jogador) são os personagens controlados pelos jogadores e não pelo GM, dessa forma são os únicos que o GM não controla. O GM só tem poder neles quando diz sobre suas emoções e sensações, mas nunca suas ações e pensamentos. Os Pcs nesse caso são os heróis da partida, aqueles que tentarão sobreviver e resolver os problemas apresentados pelo GM.
Mesa: É absolutamente a combinação de todos os termos, a reunião dos jogadores e mestre para jogar no cenário. Tem esse nome porque inicialmente RPGs só eram jogados ao redor de uma mesa e ainda é muito jogado pela maioria dos grupos.
Jogo: Pode ser chamado por termos distintos, como Seção, Aventura, Narrativa, Jogo ou Saga. É o período de horas, semanas, meses ou anos em que os jogadores e mestre se reúnem periodicamente na mesa para jogar RPG. A sigla RPG significa Roleplaying Game/Jogo de Interpretação de Personagens.
Agora com os primeiros termos bem colocados, convide amigos interessados em jogar com você e se proclame o Mestre. Caso não tenha experiência para ser um Mestre de Jogo, você pode escolher entre seus amigos alguém que tenha mais experiência que você. Caso todos sejam tão novos quanto você nisso, não se intimide em se proclamar o Mestre, não é nada difícil, nada que qualquer um não possa fazer bem. Contar histórias é algo natural no ser humano, se você se perder nas regras do jogo, experimente ignora-las completamente e se ater apenas no fato de contar suas histórias, aos poucos você pode começar a aplicar uma regra ali e outra aqui conforme for se sentindo seguro disto, peça para seus amigos lhe ajudarem nisso.
Se você não tem amigos interessados em jogar com você, também não se desespere, há vários chats e grupos escondidos pela internet caso você se sinta interessado em encontra-los. Aqui deixo um programa muito útil do qual provavelmente estarei usando em outros guias, o RPG2ic, que pode funcionar como uma espécie de rede social para jogadores de RPG. Você pode acessar um guia básico de como usa-lo através do link abaixo.
Você também pode querer experimentar este, porém diferente do 2ic, este é pago (mas com muitas funcionalidades a mais, como ports de fichas e tabuleiros de combate).
Comments