Os Críticos
- animawikia
- Jun 25, 2015
- 4 min read

É uma conseqüência inevitável do combate que um personagem sofra dano. No entanto, nem todos os golpes que recebe subtraem simplesmente uma quantidade em seus pontos de vida. Quando alguém sofre um único ferimento que lhe faz perder metade de seus PV atuais, recebe um crítico. Por exemplo, um indivíduo com 180 PV, sofre um impacto que lhe causa 90 ou mais pontos de dano, terá recebido um crítico. Agora, com sua vida reduzida a 90, só necessita sofrer 45 ou mais para receber outro. Como se pode deduzir, é mais fácil produzir críticos naqueles que já estejam bem feridos.
Ao sofrer um crítico, existe a possibilidade de que o ataque cause ferimentos muito sérios, como ruptura de ossos ou inclusive amputações. Para descobrir qual foi o resultado, terá que calcular o nível de crítico. O agressor lança um d100 sem a possibilidade de obter uma Jogada Aberta e o soma ao dano produzido por seu ataque: o resultado é o nível de crítico. Se a pontuação é maior que 200, qualquer excesso acima dessa quantidade deve ser reduzida pela metade (por exemplo, um resultado final de 260, seria diminuido até 230, e um de 310, a 255.) Em seguida, o personagem que sofreu deverá superar um teste de Resistência Física contra o nível do crítico (quer dizer, lançando um d100 e somando o resultado a sua RF). Se passa, o crítico é anulado e não causará mais efeito que o dano produzido pelo ataque. Se pelo contrário, a pontuação é inferior, os efeitos determinarão o nível de fracasso da Resistência.
Os Efeitos dos Críticos
A seguir explicaremos os diferentes efeitos que os críticos são capazes de produzir, que podem ser consultados na tabela abaixo.
Em primeiro lugar, quando um personagem recebe um crítico, sofre de maneira automática um redutor em qualquer ação equivalente a seu nível de fracasso. Se a pontuação é 50 ou inferior, o ataque foi um doloroso impacto, mas não deixará traumas a mais que uma contusão ou uma boa cicatriz. O redutor na ação é por causa da dor e não por impedimentos físicos, assim diminui a um ritmo de 5 pontos para cada assalto até desaparecer completamente. Não é necessário determinar a localização, pois não produz efeitos adicionais.

Se a diferença é maior que 50, o dano sofrido será um grave deterioramento físico, como ossos quebrados ou deslocados. A metade do redutor se baseia na dor, que seguirá diminuindo a um ritmo de 5 pontos por assalto, mas a outra metade é provocada pelo deterioramento físico, e perdurará até que o personagem se recupere do crítico. Se o ataque não foi direcionado, para determinar a localização do impacto, use a tabela abaixo. Inclusive no caso de que o crítico seja causado por um Ataque em Área, ainda que o dano seja geral, segue decidindo uma única parte do corpo como a mais afetada, ainda que no lugar de tomar zonas específicas dentro de cada grupo, se tomam os valores gerais (quer dizer, um 54 seria braço direito, e no antebraço superior.). Se alcança na cabeça, o personagem cai inconsciente automaticamente.

Com resultados superiores a 100, o ataque consegue destroçar parte do corpo ou da extremidade alcançada. Como antes, a metade do redutor será produzida pela dor, que seguirá diminuindo normalmente, e a outra se deve ao quebrantamento físico. Novamente, falta determinar a parte mais afetada, se não é um ataque direcionado use a tabela acima do mesmo modo que se faz no caso anterior. Se a localização é um braço ou uma perna, o membro ficará automaticamente desabilitado, seja por dano massivo ou amputação. No caso de se tratar de um golpe direcionado ao coração ou na cabeça (ou então, em um ponto vulnerável nos seres não humanos), o personagem morre de maneira automática.
Por último, se o resultado é superior a 150, o efeito será o mesmo que no caso anterior, salvo que o indivíduo cairá inconsciente automaticamente sem importar aonde receba o impacto, e morrerá em um número de minutos equivalente ao seu atributo Constituição, no caso de que não obtenha atenção médica com um nível de dificuldade Muito Difícil.
Salvo se o nível de Regeneração do personagem indica algo diferente, os redutores na ação contínuos se recuperam a um ritmo de 5 pontos por semana. Naturalmente, os membros destroçados ou amputados não podem se recuperar salvo por meios sobrenaturais.
Como sempre, ficará sob a completa descrição do Mestre de Jogo decidir a cinematografia dos críticos da maneira que considerar apropriada pela situação. No caso de que se combata criaturas de fisionomia diferente da humana, também deve determinar a localização dos impactos.
Pontos vulneráveis
Existem certos lugares do corpo nos quais é muito mais fácil produzir um crítico. Estes lugares são as zonas mais sensíveis ao dano, que chamaremos de pontos vulneráveis. Se um personagem recebe um golpe direcionado a um ponto vulnerável, basta com que o ataque lhe faça perder uma décima parte de seus pontos de vida, para lhe obrigar a realizar um teste de crítico.
Qualquer ser humano tem como pontos fracos sua cabeça e seu coração, ainda que animais e criaturas mágicas não cumprem necessariamente as mesmas regras. De fato, algumas entidades nem sequer tem fraquezas, e a única forma de lhes produzir um crítico, é simplesmente arrancando metade de seus pontos de vida.
"Com seus 160 PV e em perfeito estado, Krauser necessita perder em um só golpe 80 pontos para receber um crítico. Mesmo assim, se recebe um ataque direcionado em sua cabeça lhe produz mais de 16 de dano, por ser um ponto vulnerável."
Comments