Subterfúgio em Combate
- animawikia
- Jun 25, 2015
- 2 min read
Os mestres na arte da ocultação podem usar isso de um modo extremamente efetivo em combate, se beneficiando de ataques surpresos ou desaparecer da vista em meio a um combate. Nesta seção veremos como usar apropriadamente tais habilidades em uma luta.
Ataques Assassinos

Qualquer personagem pode tratar de realizar um ataque assassino contra um alvo que não seja consciente de sua presença. Para isso, primeiro requer realizar um teste de Furtividade enfrentando a habilidade de Advertência de seu rival, se tem êxito, pode se aproximar de seu objetivo sem ser notado. Uma vez na distância de combate corpo a corpo, pode realizar um ataque aplicando os bônus de Traseira e Surpresa, obtendo um bônus combinado de +170 em sua habilidade. Naturalmente, esta classe de ataques pode ter muitas outras finalidades que a de matar um adversário; é possível que quem o realize simplesmente queira render seu objetivo ou deixa-lo inconsciente.
Alguém que não esteja travado em combate e no mínimo não espere receber um ataque de surpresa, pode usar magia, mentalismo e técnicas de Ki para se defender de um ataque assassino, mas verá reduzidas pela metade seu ACT, seus acúmulos de Ki e seu Potencial Psíquico. Naturalmente, apesar de que o ataque tenha sido inesperado, o defensor se encontrava preparado para qualquer eventualidade.
O personagem pode também declarar que quer realizar um ataque sigiloso; no caso de que queira acabar com seu objetivo ou deixa-lo inconsciente, aqueles que estão ao redor não se darão conta do suscedido, com excessão se estão olhando diretamente ao agredido. Para fazer isso, o atacante deve restringir sua habilidade máxima de ataque ao valor de sua habilidade de Furtividade. Quer dizer, se o personagem tem 140 de habilidade de ataque, mas só 80 em Furtividade, deveria atacar com 80 para que o ataque seja sigiloso.
Esconder-se Lutando
Um personagem excepcionalmente habilidoso em subterfúgio pode tratar de se ocultar em plena vista de seus inimigos. Naturalmente, para faze-lo, se move rapidamente pelos flancos, aproveitando quando lhe rodeia para desaparecer. Se quiser faze-lo, o personagem deverá ao menos ter obtido a maestria na habilidade secundária Ocultação. Em seguida, deve se ter a iniciativa, e não ter perdido a capacidade de realizar ações ativas. Neste momento, deve realizar um teste de confronto de Ocultação contra a Advertência de seus adversários aplicando um redutor de –200 em sua habilidade apenas se há um inimigo, ou –250 se há mais de um objetivo do qual queira se esconder. Se tem êxito, se considera que se retirou automaticamente de qualquer combate em que estivera, como se tivesse "se tornando fumaça" no ar.
Por suposto, nada lhe impede de usar algum tipo de distração que possa facilitar sua manobra, como uma bomba de fumaça ou outro elemento similar. Assim, os redutores em sua habilidade ficam reduzidos pela metade (–100 e –125 respectivamente).
Durante o turno em que desaparece e no seguinte o personagem é incapaz de atuar, já que se considera que está se escondendo. Se atua durante este tempo, revela automaticamente sua posição.
.
Comments