Negócios e Comércio
- Ignatyus Arkadel
- Nov 4, 2016
- 3 min read

Negócios e Comércio
Aventuras não só se baseiam em perigo, investigação e ação frenética. Em muitos casos, pode haver a possibilidade de que um grupo queira começar a iniciar um negócio para tirar proveito de seus ganhos. As seguintes regras são concebidas de forma que os personagens possam estabelecer negócios enquanto eles continuam a aventura. Isso lhes dá um lugar para investir seu dinheiro enquanto eles viajam, ou talvez eles simplesmente não tenham tempo (ou desejo) para lidar com isso tudo.
Naturalmente, para estabelecer qualquer negócio, a primeira coisa a fazer é investir muito dinheiro nele. Este valor inclui a premissa (ou as premissas, se houver vários edifícios), os materiais, os salários e quaisquer outras necessidades. Metade do valor total indicará o fluxo de negócios, o que realmente se move. Depois de conhecer o volume, é preciso decidir a responsabilidade global: o indivíduo que faz a maioria das decisões e trata dos importantes clientes e distribuidores. Como já foi dito, alguns personagens podem lidar com isso pessoalmente, ou contratar um empregado. De qualquer forma, seu salário não está nos ganhos como no caso anterior.
Uma vez que ambos os fatores são determinados, os lucros podem ser calculados. Os resultados são medidos em trimestres, quando as perdas e os ganhos do negócio estão equilibrados. A primeira coisa a fazer ao calcular os ganhos ou as perdas é prestar atenção para a situação comercial. Para isso, consulte a primeira tabela abaixo (Situações Comerciais) e aplique os vários modificadores pertinentes. Por exemplo, um negócio promissor em uma área com boa participação teria um total de +20. Em seguida, leve em consideração a flutuação do mercado durante esse trimestre, para calculá-lo, faremos uma rolagem na segunda tabela abaixo (Flutuação do Mercado) e atenderemos ao resultado, que irá mostrar um valor positivo ou negativo. Finalmente, aquele em cargo da empresa terá que fazer uma verificação de negociação usando sua habilidade secundária Comércio na terceira tabela (Habilidade Comércio), que lhe dará o último modificador.
A soma destes três valores resulta em um bônus ou penalidade que aplica-se na rolagem da quarta tabela (Resultado do Trimestre), para conhecer os resultados do trimestre final. Isto irá mostrar uma porcentagem dos ganhos ou perdas aplicáveis ao negócio. Os valores já refletem quaisquer impostos e custos externos. Por exemplo, se o volume de negócios é de 150 coroas de ouro e o resultado do trimestre seja bom (ou seja, 30%), teremos um lucro limpo de 45 coroas de ouro. Naturalmente, esse dinheiro pode ser gasto em qualquer coisa; pode ser gasto em novos equipamentos, bônus ou reinvestidos na ampliação do negócio para futuros trimestres.
Situação Comercial

Flutuação do Mercado

Habilidade Comércio

Resultado do Trimestre

"Imagine que Celia e Lemures decidem iniciar um negócio para dar uso de todo o dinheiro que eles têm acumulado ao longo dos últimos anos. Depois de pensar muito, decidem começar uma grande loja de armas em Chaville, a capital de Gabriel, um dos mais importantes portos mercantis do mundo. É uma decisão inteligente, mas por se tratar de uma área metropolitana muito luxuosa, a competitividade é também muito elevada. Após todos os desembolsos pertinentes, investiram na loja (que chamam de D'elafeur) a quantidade de 12.000 coroas de ouro, que em troca cria um lucro de 6.000. Já que eles não desejam se encarregar pessoalmente do negócio, contratam um mercador chamado Lecleck para que dirija a loja enquanto eles seguem viajando. Vejamos como se sairá em seu primeiro trimestre.
Primeiro nos dirigimos a Tabela de Situações Comerciais. Por terem investido em um lugar como Chaville, consideramos que tem uma Boa Afluência Comercial (+10), mas como é seu primeiro trimestre (-30), acaba sofrendo um -20. Em seguida, rolamos uma jogada na Tabela de Flutuação do Mercado para ver como o mercado se comportou esse mês em Gabriel. Infelizmente para a loja, o resultado é um 27, o que representa um Trimestre Negativo para os negócios (-20). Em terceiro lugar, comprovamos o talento de Lecleck para se ocupar de tudo. Por sorte, tem 80 em Comércio, e consegue superar um resultado de Difícil na Tabela de Habilidade Comércio, que lhe dá um +10. No total, aplicando o redutor do trimestre, a Tabela de Situações Comerciais e o bônus adquirido por Lecleck, obtemos um resultado de -30 para comprovar o resultado do trimestre.
Finalmente fazemos uma jogada na Tabela de Resultado do Trimestre, aplicando o -30 e obtendo um valor final de 60; apesar de tudo, foi um trimestre positivo, que dá um lucro/ganância de 10% do total investido. Quando passarem dias depois por Chaville, Lemures e Celia descobrirão que tem 600 coroas de ouro lhes esperando."
Comments